quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A Banana..



A Banana é uma pseudo baga da árvore bananeira, uma planta herbácea da família musaceae originária do Sudeste da Ásia.
Atualmente são cultivadas em mais de 130 países nas regiões mais tropicais do planeta. Normalmente e possivelmente por motivos comerciais o nome “banana” refere-se às frutas de polpa mais macia, doce que podem ser consumidas cruas, embora existam outras variedades com polpa mais rija e de casca firme e verde como a banana-pão que são consumidas apenas quando cozinhadas de alguma forma, sendo porém o alimento base de muitas populações de regiões tropicais.
A Banana forma-se em cachos na parte superior dos pseudo caules que nascem de um verdadeiro caule subterrâneo. Depois da maturação e colheita do cacho da Banana o pseudo caule morre dando origem posteriormente a um novo pseudo caule. Estas pseudobagas formam-se em pencas com até vinte bananas, os seus cachos pendentes na extremidade podem ter de 5 a 20 pencas e pesar de 30 a 50kg. Normalmente cada banana pode pesar cerca d 125g, onde 75% é água e 25% matéria seca.
Têm a cor verde quando imatura e amarela quando madura, têm um formato alongado, podendo contudo variar muito na forma tendo em conta as variedades de cultivo. Essa variação também acontece com a polpa que tanto pode ser mole ou dura, ou ainda com incrustações meio duras, assim como contendo um sabor mais doce ou acre. São um fruto partenocárpico pois podem formar-se sem que haja fecundação prévia e por isso não têm sementes. Aparte uma espécie de origem Indonésia que é considerada uma espécie ancestral das acuais variedades híbridas das Bananas atualmente consumidas, contêm sementes, excecionalmente.
Valor Nutricional (valores de referência para 100g de banana)
  • Água(g) – 74,26
  • Energia(kj) – 385 (92 kcal)
  • Proteina (g) – 1,03
  • Lipídeos (total) (g) – 0,48
  • Carboidratos, por diferença (g) – 23,43
  • Fibra dietética (total) (g) – 2,4
  • Cinzas (g) – 0,8
  • Cálcio (mg) – 6
  • Ferro (mg) – 0,31
  • Magnésio (mg) – 29
  • Fósforo (mg) – 20
  • Potássio (mg) – 396
  • Sódio (mg) – 1
  • Zinco (mg) – 0,16
  • Cobre (mg) – 0,1
  • Manganês (mg) – 0,15
  • Selênio – 1,1
  • Vit A (Retinol) – 81 UI
  • Vit B1 (Tiamina) – 0,04mg
  • Vit B2 (Riboflavina) – 0,1mg
  • Vit B3 (Niacina) – 0,54mg
  • Vit B5 (Ácido pantotênico) – 0,26mg
  • Vit B6 (Piridoxina) – 0,57ug
  • Vit B9 (Ácido fólico) – 19,1UI
  • Vit C (Ácido ascórbico) – 9,1mg
  • Vit E (Tocoferol) – 0,27mg_ATE

O cultivo da Banana pelo homem teve início no Sudeste da Ásia como vos disse, mas existem ainda muitas espécies selvagens na Nova Guiné, Malásia, Indonésia e nas Filipinas.
Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu Bananas nos vales da Índia em 327 a.c., porém só se encontram plantações organizadas a partir do século III d.c. na China. Foram provavelmente os mercadores Árabes que a divulgaram por grande parte da África.
Tipos de Banana
Normalmente são reconhecidos 4 tipos de Bananas digamos que as principais, ou seja temos a Banana-maçã, Banana-caturra ou Banana-d´água, Banana-prata e a Banana-da-terra. Por outro lado temos as variedades de “mesa” como a Banana- ouro, prata, nanica e Banana-maçã. São também conhecidas outras variedades como a Banana da Madeira, das Canárias, a Gros Michel, a Latacan, a Nanican e a Banana Grande Anã. Em cabo Verde existe também a variedade de nome Cambuta e em São Tomé uma das várias espécies é a Valery que foi introduzida pelos portugueses em 1965 e depois em Angola. Ou seja são dezenas de variedades de tipos de Bananas, por exemplo só no Brasil são mais de 30 as espécies deste fruto tão amado principalmente pelos desportistas.
Uso Medicinal
As Bananas já maduras encerram uma substância oleosa que muito suaviza as membranas das mucosas irritadas em caso de colite e enfermidade do reto. É um fator terapêutico em certas enterites sendo também aconselhável aos convalescentes em geral. Derivado à sua composição a Banana poderá ajudar a tratar ou mesmo prevenir um grande número de doenças e condições físicas que a tornam obrigatória nas variadas dietas diárias.
Por exemplo, como contém um elevadíssimo teor de potássio e reduzido de sódio faz deste fruto excelente para alguém que sofra de tensão alta. O potássio para além de ser responsável pela manutenção do equilíbrio e distribuição de água no organismo, do equilíbrio osmótico normal do equilíbrio ácido-básico ou seja pH, é também responsável pelo ritmo cardíaco normal. Quase todo o potássio do organismo está contido nas células, a seguir ao cálcio e ao fósforo é o terceiro mineral mais abundante no organismo. O potássio é um eletrólito, é utilizado na condução dos impulsos nervosos, no desencadear das contrações musculares, controla também as quantidades de fluido no interior das células. Permite também que o organismo converta também o açúcar do sangue numa forma de energia armazenada, o glicogénio, que é mantida como reserva no fígado e nos músculos. Por ser rica em fibras, a Banana promove a saúde dos intestinos e outros problemas intestinais. As fibras quase não possuem valor nutritivo mas têm um papel importante na conservação da boa saúde. As fibras existentes nas frutas são solúveis ou seja são formadas por gomas e outros constituintes das células vegetais e aumentam de volume com o contato com a água. São decompostas em elementos mais simples pela ação das bactérias do intestino grosso, estas absorvem a água em excesso no intestino ajudando à formação de fezes volumosas e moles. Combinam-se além disso com o colesterol que é depois expelido o que as torna (fibras) úteis para baixar os níveis de colesterol no sangue.
O elevado teor de magnésio na Banana pode ajudar a aliviar os sintomas de fadiga crónica e das dores crónicas a nível muscular. Está envolvido no mecanismo de relaxamento dos músculos. O magnésio tem influência na produção de energia, no funcionamento dos nervos, na formação dos ossos e da dentição. Juntamente com o cálcio e o potássio regula o ritmo cardíaco e o mecanismo de coagulação do sangue e colabora ainda na produção e utilização da insulina.
Pós-treino
Neste campo falo também por mim, pessoalmente acho a Banana excelente nesta fase, para além de ser um fruto extremamente prático e rápido de ingerir tem também outras particularidades muito interessantes.
Por exemplo o seu potencial alcalino, a Banana é na verdade dos frutos com maior capacidade alcalina sobre o pH, logo faz todo o sentido juntá-la à proteína que ingerimos no final do treino.
Como já vos disse a Banana é uma ótima fonte de magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, nomeadamente a vitamina B6. Sendo que uma Banana pode fornecer cerca de 12% da DDR de potássio e cerca de 8% da DDR de magnésio, em que ambos estão envolvidos na produção e restauração de energia. A vitamina B6 ajuda a formar glóbulos vermelhos, ajuda as células a fabricarem proteínas, a produzir neurotransmissores como a serotonina, é realmente importante em vários processos metabólicos como é o caso da síntese proteica. Também o seu índice glicémico é de grande importância para além de ser variável pois está diretamente ligado ao grau de amadurecimento do fruto. Quanto mais madura mais alto será o seu IG, ou seja, maior é a quantidade de açúcares em relação ao amido. Assim temos que as Bananas mais maduras vão induzir uma glicémia suficiente para que assim a insulina seja estimulada de forma moderada mas, estímulo esse que será o bastante e necessário para um estado sensível.
Estas são as principais razões que fazem da Banana um excelente HC pós- treino, nada como duas bananas madurinhas juntamente com o batido proteico no final da vossa sessão de treino.
Falei-vos das bananas madurinhas e dos seus grandiosos benefícios, mas e as Bananas verdes!?
A Banana verde como o seu nome já o indica, ainda não passou pelo processo de maturação portanto em vez de termos uma grande quantidade de glicose temos amido. Amido resistente LINK, que resulta da degradação do amido não digerido e consequentemente não absorvido pelo intestino delgado, podendo então ser fermentado no intestino grosso o que vai fazer com que se produzam substâncias que servem de fonte de energia para a produção de bactérias benéficas para o nosso intestino para além de que vai manter constantemente intacta a mucosa que é responsável pela adequada absorção dos nutrientes e por manter protegida das substâncias prejudiciais. O amido contido ajuda a regular o trabalho intestinal, fazendo aumentar o bolo fecal, reduzindo o esvaziamento gástrico o que obrigatoriamente vai prevenir a constipação intestinal assim como outras doenças associadas.
Na verdade o amido resistente tem propriedades características das fibras solúveis e das insolúveis, fornecendo ao organismo cerca de 30 a 50% de energia a menos do que os hidratos de carbono complexos digeríveis.
Como é um fruto em estado verde, logo o seu índice glicémico é consideravelmente baixo, ou será o mesmo que dizer, a sua absorção e digestão são bem mais lentas o que faz com que a quantidade de glicose libertada na corrente sanguínea dá-se de forma muito gradual mantendo assim os níveis de glicose no sangue controlados reduzindo a necessidade de libertação de insulina para que esta glicose entre na célula. Todo este processo vai ter um papel importante na prevenção da diabetes além do aumento de gordura corporal devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente.
Alguns estudos também indicam que o seu consumo atua na redução do colesterol por haver uma redução na produção por parte do fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Assim pode-se pensar que o consumo de Banana Verde pode também ter uma importante função na prevenção de doenças do coração.
Como e onde utilizar a Banana Verde
Antes de mais, para que possa ser utilizada na culinária estas bananas têm que ser cozinhadas para que possam ser convertidas noutros subprodutos como a biomassa e a farinha de Banana Verde. A biomassa de Banana verde é considerada um alimento funcional LINK, é usada para enriquecer e engrossar desde molhos, sumos, pastelaria diversa. Na verdade pode ser utilizado em tudo e com tudo. Não tem qualquer tipo de cheiro nem sabor, o que acontece é que se funde ao sabor já existente, daí a sua versatilidade.
Como Fazer Biomassa de Banana Verde
O mais importante é mesmo a matéria-prima, as bananas no seu estado puramente verde. Quando digo verde não quero com isso dizer que aquelas bananas que estão no supermercado verdinhas e que um dia depois de estarem em vossas casas ficam amarelas são inúteis para prepararem a biomassa. Tem que ser mesmo banana verde, podem encontrar em algumas feiras ou mesmo em casas de produtos africanos.
Em primeiro lugar convém lavar a bananas antes de colocá-las numa panela de pressão com a água a ferver para que haja um choque térmico. O tempo de cozedura deve ser aproximadamente de 20 minutos e a água deve cobrir por completo as bananas.
Depois de passar os primeiros 8 minutos desliguem o lume da vossa panela de pressão. De forma alguma forcem a saída do vapor. Deixem que a pressão continue a cozer as bananas. Depois de sair todo o vapor e passar também o tempo de cozedura mantenham as bananas na água, aos poucos vão tirando com cuidado a casca das bananas e coloquem-nas imediatamente no liquidificador sempre com as bananas bem quentes. Quando ficar uma pasta bem espessa é sinal de que a vossa biomassa está pronta a ser consumida ou melhor utilizada no prato que desejarem. Se não forem utilizar toda a quantidade feita podem sempre coloca-la em sacos como por exemplo sacos de cubos de gelo e guardarem no congelador para uma utilização futura.
Conclusão sobre a biomassa de Banana Verde
A expansão do mercado de produtos sem adição de glúten LINK é extremamente importante para aqueles que são portadores de desordens relacionadas com glúten ou portadores da doença celíaca. Este crescente desenvolvimento de alternativas vem contribuir para aumentar a qualidade de vida e dieta por parte da indústria alimentar. A biomassa de Banana verde é um ingrediente low-cost constituído por um elevado valor nutricional, a sua descoberta e consequente utilização vem contribuir em grande escala para uma esmagadora diminuição do desperdício da Banana.
Variados estudos têm mostrado que a biomassa de Banana verde pode ser uma estratégia inovadora com muitos benefícios para todos os consumidores e para a indústria alimentar.
Provem e comprovem por vocês próprios.
Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário