quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Agora todos fazem Atletismo




Já lá vai o tempo em que as equipas de atletismo iam aos bairros procurar miúdos que quisessem correr apenas pelo desporto em si, sem qualquer tipo de contrapartida material.
Agora, bem agora já é moda…
…para além de que ajuda na perda de peso, ajuda também na prevenção de patologias cardíacas, ajuda a libertar e diminuir o stress, potencia a concentração no trabalho, melhora a vida sexual dos casais que correm juntos e isto não sou eu a dizer mas sim uma sondagem feita pela Brooks Running Company que inquiriu 1ooo praticantes que correm com seus pares e 66% dos casais afirmaram ser verdade.
Mas a corrida pode ser e trazer muito mais do que isto.
De alguns anos para cá tenho verificado um acréscimo estrondoso pela prática de corrida ao ar livre. Nos parques urbanos, estradas menos movimentadas por automóveis, junto à praia, matas, etc.
Na verdade essa verdadeira febre fez com que alguns mercados paralelos também sofressem uma grande evolução como é o caso do calçado apropriado, meias, todo um conjunto de equipamento que vem potenciar, melhorar e proporcionar um maior conforto na modalidade.
Claro que se as pessoas querem correr, então, têm que existir provas. Pois, e elas existem para todas as classes, gostos, capacidades, algumas com um enorme teor de originalidade, outras com um toque um tanto militarizado, outras temáticas, em trilhos montanhosos, penso que a grande dificuldade para todos é mesmo na escolha, mas claro os organizadores agradecem pois nada é de graça.
Procurei por estatísticas viáveis mas na verdade não as encontrei o que também, verdade seja dita, não é o mais importante pois só mesmo se andarem completamente distraídos para não se aperceberem que há pessoas a correr por todo o lado, a variadíssimas horas como de madrugada ou mesmo a horas tardias da noite. O importante mesmo é não faltar aos treinos ou sozinhos ou em grupos que constantemente são formados para que a prática desta modalidade seja um pouco mais motivante. O que é certo é que durante o mês de Outubro (2013) foram realizadas mais de 45 provas, o que por si só quer dizer muito sobre a proliferação da modalidade em si.
Algumas pesquisas recentes mostram uma correlação entre a corrida e o cérebro mais “jovem” e mais “ágil”. LINK
A atividade cardiovascular mais vigorosa bombeia mais sangue e oxigénio para a cabeça, sangue esse que é rico em glicose. Quando fazem da corrida um hábito frequente as recompensas são a longo prazo, todas as formas de exercício proporcionam mais energia para o cérebro, mas o que as pesquisas mostram é que quanto mais aeróbico maior a recompensa mental.
J. Carson Smith, PHD professor assistente da universidade de MARYLAND EM College Park, que estuda a ação do exercício na função cerebral diz: “Nos sabemos que a neurogénese e a angiogénese aumentam o volume do tecido cerebral, que de outra forma diminuiria ou encolheria com a idade.”
Num estudo de 2011 relatou nos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), que os adultos que praticam exercício regularmente aumentam o volume do seu hipocampo (região do cérebro que ligada à aprendizagem e à memoria) com um aumento de até 2% em comparação com outros que permanecem inativos.
Isto pode parecer de mais, mas até perceberam que na verdade esta parte do cérebro não é conhecida por aumentar a qualquer momento na vida de um adulto, além do mais a corrida parece “resgatar” várias células cerebrais que de outra forma possivelmente poderiam acabar por morrer. LINK
A corrida ajuda-nos a aprender e a armazenar melhor novas informações e memórias , possivelmente evitar ou até retardar a demência relacionada com a idade.
O hipocampo, uma estrutura em forma de cavalo-marinho por baixo do lobo temporal medial, é a mais afetada por doenças neuro degenerativas como a doença de Alzheimer.
Num outro estudo de 2010 também na PNAS numa experiencia agora com ratos, foram detetados o crescimento de novos neurónios que mostraram uma melhor distinção entre formas e cores em comparação com outros mais sedentários.
Este tipo de habilidade cognitiva incluindo melhor foco, ajudam na verdade a prevenir a demência. Como já vos disse o fato de se ser aerobicamente mais ativo é fundamental não apenas para potenciar a memória mas também para se construir uma “velhice” mais consistente em termos de capacidade de raciocínio. LINK
Num outro estudo com pacientes portadores do primeiro estado de Alzheimer , aqueles que se exercitavam tinham uma capacidade maior de se lembrar de nomes de pessoas famosas em relação aos pacientes inativos.
As imagens do cérebro revelam atividade no núcleo caudado que fica no mesencéfalo por baixo do corpo caloso. Esta é uma área que está envolvida na função motora mas também suporta circuitos de memória.
A corrida parece mesmo melhorar a qualidade dos sinais que estão a ser transmitidos através desses circuitos. LINK
Um outro estudo cientifico realizado na Noruega e publicado no European Journal of Cardiovascular Prevention and Rehabilitation mostrou que a corrida pode contribuir também para a reabilitação de doentes coronários. Para os que foram inquiridos do sexo masculino e que treinavam uma vez por semana apresentaram uma redução de 20% de risco de morte, comparativamente com as pessoas sedentárias. Em relação às mulheres os valores subiam para 32%.
Por falar em mulheres, à semelhança do que acontece com patologias cardíacas, a corrida tem um elevado grau de importância na diminuição da incidência de alguns cancros como o da mama e o do cólon. Segundo Owen Anderson a corrida pode ajudar a prevenir tumores do sangue, aparelho digestivo e do aparelho reprodutor feminino, além da tiroide e dos pulmões. LINK
Diz o autor que “…a corrida favorece um peso saudável. As mulheres mais magras tendem a produzir um tipo de estrogénio que dificulta a divisão celular na mama e no útero.”
A corrida mesmo que a nível amador pode fazer muito por vocês como tornar-vos mais inteligentes, mais rápidos na tomada de decisões, gera maior produtividade, inspira a inovação e criatividade, o espirito de grupo e entreajuda.
O que vos posso dizer é que é melhor fazerem algum desporto do que não fazerem nada, claro que é imperativo efetuarem um bom reforço muscular e articular se possível em ginásio para evitarem ao máximo as lesões que daí advêm, sempre quando se exagera.
Boas corridas e sempre em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário