quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Como prevenir lesões no Ombro e postura Anteriorizada




Os problemas de ombro são a 3ª causa de desordens músculo-esqueléticas mais tratadas a seguir às lombalgias e dores cervicais (Van der Heljden, 1999).
Afeta toda a nossa rotina diária tanto a nível profissional como desportista.
É a articulação mais complexa do corpo humano.
Tem a capacidade de gerar movimento articular de 180 graus na flexão e abdução, tornando-a vulnerável a subluxações e luxações, inflamações e tendinites crónicas.
As causas na maior parte das vezes resumem-se ao mesmo, ou seja, um mau aquecimento antes do treino, desequilíbrios musculares, alterações posturais e por vezes fatores predisponentes.
A primeira coisa a fazer é evitar exercícios contraindicados, intensificar o aquecimento e treinar com prudência.
Alguns dos exercícios menos aconselhados quando existe dor ou má postura são o chest press com amplitudes elevadas, shoulder press, lat machine à nuca, fundos, remada alta elevando a barra ao queixo.
A sua principal preocupação deve passar por efetuar um plano de reforço muscular e flexibilidade, reforço abdominal, hipertrofia dos estabilizadores da omoplata e coifa dos rotadores.
Exercícios recomendados para reforço da coifa dos rotadores:
Rotação interna / externa com elástico, rotação externa decúbito lateral com haltere, rotação externa 90 graus abd com haltere, exercício pendular.
Exercício recomendado para reforço dos estabilizadores da omoplata:
Push Up Plus
Exercícios recomendados para o reforço abdominal:
Prancha frontal, prancha lateral, crunch com aparelhos, crunch com bola suíça.






Sem comentários:

Enviar um comentário