quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Não tenho tempo para Treinar, acho que hoje não Vou



Nos dias que correm um dos grandes problemas da nossa era, é a falta de Tempo.
Todas as nossas ações diárias estão programadas para uma determinada duração. Que em grande parte das vezes essa organização é feita no dia anterior à ação.
Programa-se as horas de sono, o tempo para tomar o pequeno almoço, o tempo para chegar ao emprego, para almoçar, para voltar para casa e por ai em diante. Temo que o dia por vezes deveria durar pelo menos 30 horas.
Claro está que com toda esta falta de Tempo, algo tem que ficar para trás.
Aquilo que vos proponho, é a não deixarem de lado o treino só porque se pensa que menos de 1h30 não vai fazer nada. Pois, estão redondamente enganados.
É necessário que ponham de lado os grandes volumes de treino, para que o foco principal passe a ser a intensidade do mesmo.
Para que o possam comprovar sem ser necessário mostrar-vos artigos científicos, proponho aqui um pequeno teste.
Experimentem durante 15 segundos saltar no mesmo sítio o mais alto possível, mesmo a explodir, elevando os dois joelhos. Toquem também com as mãos nos joelhos.
Deixem passar 5 ou 10 minutos e façam o mesmo exercício, mas agora durante 30 segundos e com saltos mais curtos, a 5 centímetros do chão, sem levantar os joelhos, depois a afastar e aproximar as pernas, em seguida para a frente e para trás, sempre com saltinhos muito curtos e suaves.
Sem sombra de dúvida, aqueles 15 segundos vão parecer não ter fim. Vai elevar o vosso batimento cardíaco de tal forma que vão pensar que subiram até um décimo andar sem elevador.
Esta é a diferença entre volume de treino e intensidade de treino.
Eu acredito que com trabalho tudo se consegue, é preferível fazer pouco e bem do que não fazer nada.
Deixo aqui uma sugestão de treino que vos vai permitir trabalhar nos 3 planos de movimento ( sagital / frontal / transverso )
3 minutos de elíptica a 85% da frequência cardíaca .
  • Agachamento
  • Supino Plano
  • Peso Morto
  • Prancha Lateral

Efetuar este circuito 3 vezes respeitando o número de repetições que vai de 10 a 8 nos exercícios com pesos, sendo que para a prancha são 30 segundos para cada lado.
Em seguida façam 10 minutos de cardio num aparelho que realmente gostem de fazer. Utilizem um programa de treino intervalado.
Alonguem bem no final e já está, demorou cerca de 25 minutos a salvar um dia que parecia perdido.
Bons treinos e sempre em segurança.

Sem comentários:

Enviar um comentário