quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ovos e o Colesterol



O ovo é um alimento nutricionalmente rico, proporcionando vários benefícios para a saúde. É constituído por uma gema, a clara ou albumen, e a casca.
A Gema, 30,9% do ovo tem maior valor calórico, contém proteína e gordura. Tem também praticamente todas a vitaminas, faltando apenas a vitamina C. Contém também lecitinas que metabolicamente impedem a subida de produção de colesterol pelo nosso corpo.
A Casca, 11,5% é a parte dura que protege os nutrientes do ovo. Esta casca calcária é rica em carbonato de cálcio.
A Clara, 57,3% é maioritariamente constituída por água e proteína. Principalmente ovoalbumina.
O consumo de ovos compara-se ao leite materno pela sua composição extremamente rica sendo o segundo alimento mais completo existente. A sua proteína favorece as funções estruturais, enzimáticas, hormonais de transporte e por vezes de defesa pelas imunoproteinas.
A vitamina A, interfere beneficamente na visão, na diferenciação celular e na regulação genética.
O fósforo participa na formação dos ossos e dos dentes, intervindo também nas reações químicas em que se liberta energia.
É importante saber que a cor da casca e da gema nada tem a ver com o valor nutricional do ovo. A cor da casca está relacionada com a raça da galinha e a cor da gema, com a sua alimentação. Por exemplo, se essa galinha tiver uma alimentação à base de milho, a gema será muito mais amarela.
Por se tratar de um alimento de alta qualidade e preço reduzido, tornou-se um alimento mundialmente consumido. Para além de conter também todas as vitaminas do complexo B, todos os minerais, carotenoides como a luteina e a zeaxantina e também fonte importante de colina, um componente do cérebro.
São diversos os estudos científicos que comprovam a não existência de relação entre o consumo de ovos e as doenças cardiovasculares. A maioria destes estudos demonstra ainda a relação benéfica do seu consumo diariamente.
Goodrow EF realizou um estudo onde analisou a ingestão diária de um ovo por indivíduos com mais de 60 anos durante 5 semanas. A análise dos resultados mostrou que não houve aumento substancial do LDL e dos triglicerideos, com o consumo de um ovo por dia.
Segundo Nikhil Dhurandhar, professor do departamento de obesidade e infeções do centro médico de Louisiana, um grupo de mulheres que consumiram dois ovos ao pequeno almoço durante 8 semanas como parte de uma dieta perdeu 65% a mais de peso. Além disso, a redução de percentagem de gordura na cintura foi de 83% maior. Essas mesmas mulheres mostraram mais energia do que as outras, cujo pequeno almoço continha as mesmas calorias mas sem os ovos.

Sem comentários:

Enviar um comentário