domingo, 9 de fevereiro de 2014

Alongamento no final do Treino - Sim ou Não

Embora exista uma corrente seguidora da ideia de, efetivamente não se executar exercícios de flexibilidade no momento em que se terminou o treino, ou seja com os músculos quentes, a grande maioria dos profissionais continua a prescreve-los.
Eu próprio, até aqui no Blog já demonstrei a minha opinião pessoal sobre o assunto.

Na verdade em termos sensoriais, é algo que não precisa de evidência científica. Todos nós que praticamos desporto, temos a perfeita noção de que quando alongamos no final do treino, a sensação de alívio é perfeitamente notória.
Na verdade é uma evidência que pode na perfeição ser mensurada, por exemplo com o auxilio de uma  escala como a de Borg.
 Agora, será que tem valor científico ?
Pois, a esse nível não me parece.

Para facilitar um pouco o entendimento deste assunto, gostaria que vissem uma breve entrevista feita a um dos grandes investigadores na área da flexibilidade, Sandro Freitas, que de forma simples e prática explica e desmistifica este assunto.
Sandro Freitas na verdade vê o treino de flexibilidade da mesma forma como vejo o treino de força. As pessoas a dar constantemente demasiada importância ao volume de treino e menosprezarem a intensidade. Ou seja, na ótica do investigador, não é necessário estar eternamente numa posição de alongamento, nem estar horas nessa atividade para que se verifique adaptações sobre os tecidos. por Aqui podem ver um dos artigos que ajuda a comprovar este pensamento.

Nesta breve entrevista, são  respondidas  questões como por exemplo, qual o  momento certo para fazer alongamentos estáticos, como nós os profissionais do exercício podemos medir a flexibilidade dos nossos utentes, quais as Populações que podem beneficiar em maior escala de um programa de treino de flexibilidade, entre muitas outras questões pertinentes.

Depois de verem a Entrevista com atenção, gostava de saber a vossa opinião sobre este tema.
- Será que devemos alongar depois do treino com os músculos quentes ou deixar para depois?!

Bem-haja



  

5 comentários:

  1. Olá Álvaro!
    Parabéns pelo Blog.
    Mais uma vez a falar de um assunto polémico que divide opiniões!
    Eu fui pesquisar e parece-me que ainda não há evidências cientificas que comprovem as vantagens ou desvantagens de alongar no fim do treino.
    O que vou continuar a fazer é confiar no meu instrutor ÁLVARO ANJOS e fazer como ele diz: vai alongar BEM, sempre no final...

    ResponderEliminar
  2. Alongar faz-me tranquilizar a respiração, desbloquear as articulações, trabalhar a concentração e acelerar a minha recuperação muscular.

    Para mim os alongamentos são importantes depois do treino e com os teus conselhos tem sido possível melhorar algumas lesões, assim como, a minha postura e a minha flexibilidade.

    “A vontade de nos preparararmos tem que ser maior que a vontade de vencer.” Vencer será consequência de uma boa preparação e os alongamentos, apesar das várias opiniões, são a meu ver indispensáveis.

    ResponderEliminar
  3. Viva Álvaro,

    Estive a ver a entrevista do Sandro Freitas (excelente e muito completa) e depois de ter analisado os factos a resposta à questão que deixas no final do artigo, é bastante complexa.

    Se por um lado (como o Sandro refere) uma estrutura quente é mais facilmente deformada, alongar no final do treino irá potenciar uma maior intensidade no alongamento e consequentemente maiores ganhos em amplitude articular, por outro não poderá esta intensidade aumentar o risco de uma lesão?

    Isto, porque também já li que: "Segundo especialistas, o treinamento de hipertrofia muscular anula ou diminui a ação dos neuro-transmissores presentes nos tendões dos músculos. Assim, exercícios de alongamentos ativo depois das sessões de musculação podem provocar lesões pois o atleta poderá tentar estender o músculo a uma amplitude maior do que a suportada. Recomenda-se apenas exercícios de alongamentos passivo, com a finalidade de relaxar, descontrair e distensionar o músculo e realizar o alongamento ativo após algumas horas depois do treinamento."

    Assim sendo, devolvo-te a questão e peço-te a tua opinião sobre esta afirmação e sobre qual o melhor método de alongamento no final do treino de força.

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Boas Álvaro,

    Na minha opinião é importantíssimo realizar uma série de alongamentos logo após o treino, pois permite como li acima uma maior amplitude de alongamento de determinado grupo muscular. Para mim foi e é uma forma que tenho de melhorar a minha flexibilidade que posteriormente me ajuda a aperfeiçoar a técnica nos exercícios que consequentemente se traduz em resultados mais efetivos visto que trabalho as fibras musculares numa amplitude maior. Considero que o fato de estarmos quentes e realizarmos alongamentos deve como em outro exercício criar-se a auto-consciência de quais os nossos limites e não forçar demasiado a extensão do grupo muscular alongado por forma a prevenir lesões.

    Abraço,

    Pedro Sérvolo

    ResponderEliminar
  5. Boas ``sub-chefe`` desde já obrigado pelo acompanhamento prestado dentro e fora do ginásio, não é qualquer um que após um dia de trabalho ainda consegue ter tempo de escrever um blog de forma a conseguir ajudar e cativar mais pessoas a praticar e nunca desistir.

    Agora respondendo há tua questão e visualizando o video da entrevista vejo que os alongamentos podem depender de varios factores e também dos objectivos de treino e pós-treino de cada um, mas no entanto e apesar de tantas diferenças nos varios tipos de alongamento ou funções do mesmo ,tiro como conclusão que faz sempre bem o alongamento e que de certa forma potência sempre melhores resultados e respostas do nosso próprio corpo ao treino !

    Cumps!

    ResponderEliminar