quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Barras Proteicas "Alvarinho"

Ocasionalmente tenho colocado no meu facebook sugestões de snacks simples, rápidos e acima de tudo nutritivos. Tenho percebido que a grande dificuldade da maioria é não saber o que comer nos intervalos das refeições principais.
Resultado: "PECAR"
 "-Só uma bolachinha.." , "só um folhado de salsicha..." , só...."

Tenho mais uma opção para vos mostrar, que poderá salvar muitos lanches :

A ideia, como sempre, é encontrar algo nutritivo, saboroso, de fácil execução pois, porque para além de não ser cozinheiro ando sempre a correr de um lado para o outro.Acima de tudo esse snack deve ser algo  que possa ser transportado na lancheira para qualquer parte, sem criar constrangimentos no momento de comer.

Eu sei que normalmente estas "receitas" são postadas no meu facebook  mas desta vez tirei mais fotos que o habitual  para que possam compreender melhor a forma como as faço por isso este é o local ideal.

INGREDIENTES:
66g de proteína do vosso agrado (se as barras forem para serem consumidas no pós treino então convém usar uma whey, se for para comer à hora da ceia, então se tiverem uma caseína fará mais sentido. Eu usei Whey apenas  porque me foi oferecido nada mais)
30g de coco ralado
35g de farinha de arroz
1 colher de sopa de lucuma da Biosamara
1/2 colher de chá de psylium husk da Biosamara
leite de coco

DECORAR:
chocolate negro com mais de 74% de cacau, sem açúcar adicionado
palitinhos de amêndoa

COMO FAZER:
É muito simples fazer barrinhas, comecem por colocar num recipiente largo a vossa proteína com o sabor que desejarem.





Depois de terem posto a proteína no vosso recipiente, juntem a farinha de coco e mexam bem para que fique bastante homogéneo.
Em seguida junta-se a farinha de arroz, a lucuma, o psyllium, o coco ralado e volta-se a mexer muito bem.

Depois de se ter todos os sólidos no recipiente, pode-se partir para a fase do leite de coco.
Só têm que ir juntando o leite até obterem a consistência necessária. Nem mais nem menos, ficará ao vosso critério essa parte. O importante é ficar com um aspeto húmido mas não completamente empapado.


Após essa fase passamos então ao molde. As barras terão o formato que quiserem, as minhas estão mais ou menos rectangulares, lol. Já podem decorar com as vossas amêndoas por cima, em termos de quantidade será também ao vosso critério, mas fica muito melhor com uma camada generosa de amêndoas.

Entretanto enquanto fazem todo este processo, já o chocolate está derretido e já só falta cobrirem as vossas barras por completo.

No meu caso, toda a confeção foi feita com papel de alumínio por baixo, apenas para facilitar o manuseamento.


Assim que estiver tudo coberto com o chocolate basta levarem ao frio e já têm quatro barrinhas muito simples de fazer, rápidas e com um elevado valor nutritivo.

Agora em vez de comerem aquele folhadinho de salchicha, já podem contar com uma barra proteica com 16,5g de proteína e de um sabor muito agradável.

Experimentem, de certo vão gostar.






2 comentários:

  1. Excelente aspecto e solução para os lanches de uma gulosa como eu. Mas posso fazer sem o chocolate por cima?

    ResponderEliminar