domingo, 2 de março de 2014

Comida Verdadeira

Andava aqui às voltas e voltas, a tentar encontrar uma forma de iniciar este Post e a resposta apareceu mesmo agora numa conversa telefónica inteiramente banal.

 Vamos começar com fim da História com estes exemplos:

- Os fumadores sabem que o tabaco faz mal, mas continuam a fumar..
- Os pais sabem que o açúcar provoca cáries, mas continuam a dar doces aos miúdos..
- Atravessar fora da passadeira, pode fazer com que sejamos atropelados, mesmo com uma passadeira ali perto. Bem, mas isso também só acontece aos outros. Mal, por mal..

Agora que já está a confusão instalada, pergunto, será que já se questionaram, se aquilo que comem é na realidade o melhor!?
E não falo a nível de sabor, pois isso já se torna bastante discutível, nem a nível de custos, pois aí a conversa já seria talvez com Dr Passos.
 Será que é o ideal para a saúde das vossas células, dos vossos órgãos, será que já se perguntaram, Mesmo?

Esta é a foto do individual do meu filhote, o meu é vermelho e esse é onde o meu príncipe come todas as refeições. Foi-nos oferecido numa festa patrocinada por um supermercado, assim como eu, centenas de pais levaram um individual igual a este, diga-se que era uma festa para crianças, onde um dos focos era de facto a alimentação. A mensagem contida, foi passada não só a mim como a todos aqueles pais claro está.
Agora, se olharem bem para o individual ( acho que é assim que se chama ), vão perceber que a ideia a ser transmitida é a de que o pequeno almoço é na realidade a refeição mais importante, fazendo com que em tons de brincadeira e com uma pontuação para cada tipo de "alimento", os pequenotes "aprendam" a comer.

PERGUNTA:
- Quem disse que esta é a forma correta de um pequeno almoço saudável?
RESPOSTA:
- Organização Mundial de Saúde.
PERGUNTA:
- Será que estão certos ?
RESPOSTA:
-Possivelmente não.

Reparem na foto que o que mais pontos tem é o leite ou iogurte, vale 5 pontos.
Sobre o leite já falámos aqui no Blog, acho que não me vou alongar muito mais sobre o mesmo. O iogurtes são em muito parecidos com o leite por isso eu pessoalmente não tenho consumido. O valor de índice insulinémico no iogurte é idêntico ao do leite, muito elevado, também faz aumentar as concentrações plasmáticas de IGF-1, que como também já vos falei num post anterior, sobre o consumo de leite, é uma hormona muito similar à insulina, em estrutura molecular. Trata-se de um fator de crescimento que atua no crescimento muscular.
 No leite estas concentrações plasmáticas são um pouco menores, mas como também está biodisponível,  posso na perfeição pôr de parte.

Em segundo lugar, para 3 pontos, eles apresentam o pão e os cereais claro. Como de crianças estamos a falar, já se sabe que elas querem é estrelitas e chocapics, se for pão nada de pão escuro, venha de lá essas bolinhas com doce. ( claro está que as crianças até certa idade têm necessidades nutricionais distintas dos adultos)
Todos esses cereais e a maior parte do pão são feitos com elementos propícios de causar Inflamação Crónica, como o Açúcar  e o Trigo.
No caso do trigo trata-se do alimento que mais aumenta a glicose no sangue, em nada tem a ver com o trigo consumido pelos nossos avós ou bisavós. O trigo moderno é o resultado de milhares de cruzamentos e hibridizações feitas nos anos 50, com uma percentagem de amido agora muito maior e um Glúten ainda mais perigoso para o ser humano. Este género de amido, amilopectina A, na verdade é o de mais fácil digestão. O que faz com que haja um elevado aumento da glicose (insulina), mais intenso que o consumo do próprio açúcar de mesa (sacarose).Agora cada vez que pensarem em comer uma fatia de pão integral, já sabem que  estão a elevar mais a glicose, do que se tivessem comido a mesma porção em açúcar de mesa. O consumo de trigo coloca-nos cara a cara com o consumo de glúten, este parcialmente digerido, produz exorfinas, um estimulante dos recetores opioides no cérebro, idêntico à heroína. Estes péptidos fazem com que se tenha uma maior sensação de fome levando a um verdadeiro vício num descontrolado consumo de produtos derivados de trigo. Um dos constituintes do glúten é uma proteína chamada Gliadina, a sua função passa por aumentar a permeabilidade intestinal, levando a que proteínas inteiras sejam absorvidas para a corrente sanguínea, provocando reações de autoimunidade. Além de que temos ainda pessoas com doença celíaca, na qual os portadores desta patologia sofrem de diarreias e dores abdominais quando consomem produtos com glúten na composição.
Há um grande número de doenças autoimunes associadas ao consumo de trigo, podemos citar, por exemplo, cólon irritável, esclerose múltipla, lúpus, dermatite, artrite reumatoide, enxaquecas, etc.
O que acontece é que muitos destes não demonstram ser doentes celíacos através dos sintomas de doença celíaca, mas `têm os anticorpos para tal positivos. Por outro lado, outros têm estes anticorpos negativos, mas apresentam melhorias quando cortam radicalmente com o consumo de trigo. Segue uma parte da entrevista com o Dr. William Davis sobre os malefícios do trigo.

Quanto ao açúcar, bem, querem mesmo falar sobre isto, será que não sabemos todos a resposta ?

O açúcar de que vos falo não tem obrigatoriamente que ser no estado sacarose, todos os hidratos que vocês comem eventualmente será convertido em açúcar, que todos conhecem como glicose. Pois meus caros, as massas, os cereais, o pãozinho, as sobremesas, as colas e companhia, bla bla bla, tudo acabará por se transformar em glicose. De uma certa maneira é uma forma de combustível , mas que em quantidades mais elevadas torna-se tóxico para o organismo.
Por outro lado, como o nosso corpo é uma máquina, encontrou uma forma de tirar rapidamente este excedente da corrente sanguínea, a não ser que seja queimada dentro das suas células.

O corpo começa a fazer com que o fígado e os músculos guardem uma parte desse mesmo excesso como glicogénio, transformando-se no combustível muscular utilizado no trabalho aeróbio. No pâncreas, as células beta, detetam o excedente de glicose na corrente sanguínea logo após uma refeição e secretam insulina.
Como estas células na maior parte das vezes estão cheias pois de pessoas inativas se trata, o resto da glicose é convertida em gordura saturada. Sim é um pouco irónico, não é a gordura que acaba por se acumular como gordura, mas o açúcar.
Com o contínuo e excessivo consumo de carboidratos e açúcar, está-se a desenvolver alguns problemas de saúde que só podem piorar com o tempo e a idade.

Os níveis de glicose no sangue ficam mais altos por mais tempo, pois a glicose não consegue entrar nas células  dos músculos, sendo ela tóxica pode entupir as artérias ao ligar-se a proteínas e formar os nocivos AGEs que são o produto final da glicação avançada, e causando inflamação sistémica. Uma parte deste excesso de glicose, contribui com o aumento dos níveis de triglicéridos, aumentando o risco de doenças cardíacas.
Resultado óbvio, mais açúcar armazenado como gordura, já que as células musculares têm recebido menos glicogénio por estarem resistentes e já que a insulina inibe a enzima queimadora de gordura, lípase. Neste momento nem se conseguem queimar a gordura armazenada facilmente, continuam a engordar até a própria célula de gordura tornar-se resistente também.
Cada vez melhora, não é, os níveis de insulina permanecem mais altos por mais tempo , porque neste momento o vosso pâncreas está a pensar, se com pouca insulina o processo não funciona, então olha ,talvez com mais um bocadinho fique melhor.

NÃO, não fica.

A própria insulina é muito tóxica em níveis altos, podendo entre várias coisas causar o acumular de placas nas artérias (como já sabem), que até é a razão para os diabéticos terem tantas doenças cardíacas e um aumento na proliferação celular em cancros.

Assim como a resistência à insulina evita que o açúcar entre nas células musculares, também acaba por evitar a entrada dos aminoácidos, resultado, agora passa também a ser complicado desenvolver massa muscular ou mesmo manter. Outras partes do vosso corpo começam a "pensar" que não há açúcar suficiente armazenado nas células e o que fazem estas células ?!
Enviam sinais para que se inicie um processo denominado de canibalização das células musculares para que se produzam mais.....YES, mais açúcar.
É só engordar e perder massa muscular, terrível.

O nível de energia tende a cair, o que vos deixa mais famintos, com vontade de comer mais carboidratos e com menos vontade de treinar.
Agora é a vez do fígado, quando ele fica resistente à insulina, deixa de conseguir converter a hormona da tiroide T4 em T3, é então que aparecem os tais" problemas de tiroide ", que ainda vêm desacelerar mais o metabolismo.

O excesso de açúcar provoca a destruição de tecido nervoso, podendo ocorrer neuropatias, dores nas extremidades, retinopatias, perda de visão.

Eventualmente, o vosso pâncreas fica de tal forma cansado, que agora já nem produz insulina, vocês vão ter que a injetar para permanecerem vivos.

RESULTADO :

A Ascensão, agora são Insulinodependentes.

Por último, com a pontuação mais baixa eles apresentam a fruta ou o sumo ( que vou aqui ingenuamente pensar em sumo natural / espremido ).
Bem, como é que a única coisa, o Único Alimento que não precisou de ir a uma fábrica para ser feito, não sofreu qualquer processo de processamento industrial, só vale 2 pontos. Nem é pelos pontos, mas isto só comprova e infelizmente na minha opinião ( vale o que vale ), a forma como toda a sociedade pensa, no qual eu próprio me inseria:

"O leite é bom porque sim, todos dizem que faz bem, ainda por cima aquilo é branquinho e tudo, parece tão puro. Os cereais dão energia e força e os sumos, bom, os sumos são de fruta."

Pensem nisto, como será o processo de fabricação de algo como uma salsichas, mas nem vou falar de umas salsichas banais. Pode ser aquelas feitas no forno a lenha ( informação contida na embalagem ).
Bem, nem sei se quero saber como aquilo é feito, o que sei é que em vez de ter ido ao forno e este ser a lenha, foi mais fácil dar-lhe um aromatizante de fumo ( informação contida no rótulo ).

Tudo se resume a uma das características mais vincadas no ser humano, o comodismo.
É normal, procurarmos o conforto, e abandonarmos o complexo. As pessoas acomodam-se, acomodam-se ao emprego, aos maus tratos, às relações, aos treinos, e poderia continuar por aqui fora.

Claro está que também se acomodam à saúde ou mesmo falta dela. Mesmo sabendo que algo faz mal, que não é bom para a sua saúde muito menos para a dos seus filhos, ousam acomodar-se e pensar que o que quer que aconteça só vai acontecer aos outros.

Lembram-se agora das 3 frase no inicio do Post, pois...

Bem Haja.





































3 comentários:

  1. Álvaro: artigo brutal!

    Uma questão: uma vez que as crianças são bastante 'exigentes' com a comida, qual seria a tua solução para um pequeno almoço saudável para os mais pequenos mas que não contivesse lactose, açúcar ou glúten?

    E ainda sobre o consumo de glúten: uma vez que não só o trigo tem glúten na sua composição, qual é a tua posição, por exemplo, em relação ao consumo de espelta, centeio, ou aveia?

    Até ao próximo post! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana
      Antes de mais, as crianças são o resultado dos nossos ensinamentos.
      Resposta 1 - Já existe no mercado inúmeros produtos sem glúten, eu próprio no facebook já tenho dado algumas dicas.
      Pegas num sumo natural de laranja com cenoura, uma fatia de bolo feito com cenoura e farinha de arroz sem glúten e 2 a 3 morangos e ai tens um exemplo de um saboroso e nutritivo pequeno almoço.
      Ou simplesmente faz 2 ovos estrelados, um somo ou batido de fruta, uma banana para o caminho e ai tens outro exemplo nutritivo para uma criança.
      Quanto à segunda pergunta, bem mais uma vez só posso dar a minha opinião pessoal, ou seja, eu pessoalmente não uso nenhum destes produtos e o resultado tem sido MAGNIFICO.
      A questão é mesmo esta, retira da tua alimentação durante uma semana, volta a utilizar, e vê como te sentes no fim de cada período. Faz o teu próprio diagnóstico.

      Eliminar
    2. ERRATA: ...um Sumo e não somo como está escrito.

      Ainda na Resposta 1 : É importante saber a idade da criança em questão..
      O ovo poderia também ser mexido.
      O sumo poderia também ser uma limonada

      Eliminar