sexta-feira, 21 de março de 2014

Serotonina

A Serotonina ou 5-Hidroxitriptoptamina (5-ht), é uma monoamina, ou seja, é uma molécula envolvida na comunicação entre os vários neurónios.

Esta comunicação é fundamental para a perceção e avaliação do meio e para a capacidade de resposta aos estímulos ambientais. Diferentes recetores detetam este neurotransmissor envolvido em variadas patologias

A Serotonina parece ter funções diversas, como o controle da libertação de algumas hormonas e a regulação do ritmo circadiano, do sono e do apetite.

Diversos fármacos que controlam a ação da Serotonina, como neurotransmissor, são atualmente utilizados em diferentes doenças como, a depressão, ansiedade, obesidade, entre várias outras.
Em geral, os indivíduos deprimidos têm níveis mais baixos desta molécula no sistema nervoso central.

Alimentos como a banana, cacau, são ricos no precursor direto da Serotonina, o Triptofano.
Este circula no sangue ligado à albumina, algo que o difere dos seus pares. É o aminoácido sintetizado para criar a Serotonina, ou seja, sem ele torna-se impossível para o organismo sintetizar Serotonina suficiente.
Outro aspeto importante é aumentar a atividade dos recetores para a Serotonina nos neurónios, que acontece com a utilização de crómio encontrado por exemplo em ameixas e nozes.
Um outro ponto fundamental para este processo é a participação de ácidos graxos ómega 3, pois a presença destes nas membranas lipídicas neuroniais melhora a transmissão dos impulsos elétricos pela eficiente troca de iões, sendo uma das fontes mais ricas em ómega 3 a linhaça.

Agora deixo-vos aqui uma ótima sugestão, visto que oficialmente já estamos na Primavera e o sol de vez em quando lá vai aparecendo.
É uma ideia muito simples, rápida e bastante nutritiva para vos ajudar a potencializar a formação de Serotonina.

Ponham duas bananas maduras, descascadas no vosso congelador por mais de 8 horas, depois só têm que coloca-las congeladas no liquidificador juntamente com uma colher de sopa de cacau cru biológico ( em pó ) e uma clara do ovo, e no fim decorar com sementes de linhaça, nozes e claro amor.


















4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Paula, obrigado pelo comentário.
      Experimenta comer por volta das 17h, dizem os intendidos que é uma das alturas do dia que estamos mais depressivos.

      Eliminar
  2. Excelente dica Álvaro. Vou fazer. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É excelente mesmo Carla vais gostar vais ver, e muito prático

      Eliminar