domingo, 6 de abril de 2014

Curcumina, Piperina e Bromelaina

Um alcaloide, uma enzima e o ingrediente ativo principal de uma especiaria, formam juntos um poderoso anti-inflamatório que pode ser consumido como se de uma sobremesa se tratasse.
       
A Bromelaina, é na verdade uma enzima retirada da planta da família bromeliaceae como o ananás e o abacaxi. Reparem que esta enzima já tem sido usada como suplemento terapêutico desde os anos 50, onde várias pesquisas têm sido efetuadas desde então tanto na Ásia, nos Estados Unidos e Europa.

O que faz a Bromelaina de tão espantoso :

A grande mais valia está no facto de bloquear alguns metabólitos pró-inflamatórios que aceleram ou mesmo pioram o processo de inflamação. Visto ser um agente anti-inflamatório, pode ser usado no tratamento de lesões desportistas, problemas digestivos, assim como recuperar de traumas, a sua utilização tem sido proposta até para doenças autoimunes.

Onde podemos encontrar :

Na sua forma mais pura consegue-se extraindo da raiz da planta do ananás depois de se extrair o fruto. Essas partes são descascadas e trituradas com o objetivo de se extrair então o suco com a preciosa enzima, claro que todo este processo deve ser feito em locais próprios sob condições controladas para que toda a qualidade microbiológica seja preservada.
 Temos duas hipóteses para conseguir Bromelaína, ou compramos em forma de suplemento ou simplesmente comemos duas rodelas de ananás diariamente, como prevenção contra processos inflamatórios.

A Piperina é um Alcalóide, tem sido usado em pacientes com défice de absorção de nutrientes. Tem uma função digestiva e ativa o metabolismo, melhorando a digestão e estimulando as secreções do estômago. É um estimulante natural, intervém na absorção de selénio, da vitamina B e betacaroteno.
É um composto pungente, tem mostrado aumentar substancialmente a biodisponibilidade dos nutrientes em alimentos e até em suplementos aos quais é agregado.
A Piperina inibe várias enzimas que são responsáveis pela metabolização de variadas substâncias nutritivas, estimula aminoácidos transportadores no forro intestinal, inibe a remoção de substâncias a partir das células, fazendo efetivamente com que essas mesmas substâncias continuem a estar disponíveis para serem utilizadas por mais tempo.

" Um estudo farmacológico com a utilização de Piperina, demonstrou atividades antipiréticas e anti inflamatórias ( Miyakado et al, 1989 )."

Consequentemente, perante todas estas ações por parte deste Alcaloide, as substâncias podem agora entrar e permanecer durante um período de tempo ainda maior no interior das células alvo.
Aumenta as beta-endorfinas do cérebro, agindo como um anti-depressivo, aumenta a produção de serotonina, estimula a produção de melanina, reduz a produção de ácido do estômago, ajuda a coordenar as contrações do trato digestivo, parece ser bastante eficaz contra o cancro do cólon, é também um poderoso estimulante da produção adrenal, a Piperina pode aumentar até 20 vezes a biodisponibilidade da Curcumina assim como o tempo de residência intracelular.

Onde podemos encontrar :

Na pimenta preta à venda nos supermercados


A propósito da Curcumina, ela é o ingrediente ativo principal da Curcuma, que é uma especiaria de cor amarelada, por vezes chamada de açafrão da India. É da família do conhecido gengibre e muito utilizada na cozinha Indiana.
São reconhecidas à Curcumina importantes propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Ao que parece a Curcumina trás grandes benefícios ao nível do fígado, coração, do sistema imunitário, do sangue e articulações.

Onde podemos encontrar :

A Curcumina encontra-se ou no caril que facilmente adquirimos no supermercado ou em forma de suplemento, Curcuma.

Curcuma além de poder ser utilizada como tempero, é também um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antibacteriano, antidiabético, antifúngico, antiviral, anti protozoário.
 Tem sido utilizado com sucesso como redutor de inflamação e de stress oxidativo, é a quarta erva mais rica em antioxidantes.
Melhora também a circulação sanguínea, reduz a inflamação no cérebro fazendo com que fique cognitivamente mais nítido, protegendo-o contra a demência e outras patologias neuro degenerativas. Tem demonstrado também acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes, fazendo com que patologias inflamatórias da pele como a psoríase sofram uma redução.



Esta é a forma mais saborosa de "tomar" um anti-inflamatório, é uma receita da minha amiga Paula, mas de certeza que vão adorar.
A ideia é usarmos todos estes ingredientes poderosíssimos em equipa, ou seja, do ananás extraímos a Bromelaina, do caril retiramos a Curcumina e com a "pitada" de Pimenta Preta potencializamos em aproximadamente 20 vezes a biodisponibilidade das ações benéficas da Curcumina, as quais já falámos lá atrás.

Ingredientes:
uma rodela de ananás natural
2 colheres de sopa de mel
caril
pimenta preta
gengibre
(opcional)
canela

Preparação:
Juntar o mel, 3 partes de caril para uma parte de pimenta preta, uma lasca de gengibre bem picadinha.
Mexer bem tudo e colocar numa frigideira antiaderente, rapidamente coloquem o ananás por cima apenas durante 30 segundos aproximadamente.

Está pronto a servir, para os mais gulosos, juntem canela por cima e claro muito amor.


Bem Haja














3 comentários:

  1. Muito bom encontrar mais fãs da Curcuma Longa / Curcumina! Nós montamos uma empresa de suplementos totalmente baseada nos benefícios da Curcuma, chama-se Yellow Force: www.yforce.com.br e também um site sobre a Curcuma Longa: www.curcumalonga.com.br Passem por lá para conhecer! Valeu! Alimente sua saúde!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom encontrar mais fãs da Curcuma Longa / Curcumina! Nós montamos uma empresa de suplementos totalmente baseada nos benefícios da Curcuma, chama-se Yellow Force: www.yforce.com.br e também um site sobre a Curcuma Longa: www.curcumalonga.com.br Passem por lá para conhecer! Valeu! Alimente sua saúde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito interessante Yellow Forçe,mas eu estou um pouco longe vou seguindo pelo site. Excelente ideia, a curcuma é um Alimento magnifico, uso todos os dias mais do que uma vez por dia ;)

      Eliminar