domingo, 24 de agosto de 2014


BOLO DE IOGURTE (sem iogurte)

Para além de viver na esperança barra sonho, de ver uma sociedade saudável em termos alimentares e não só, continuo a tentar aconselhar o melhor possível passando toda a minha experiencia nesse campo.

Também... é certo que a grande maioria das pessoas já sabe tudo, não comete nenhum disparate, não sabe bem como engordou tanto pois nem come nada de mal, portanto como esses não precisam de ajuda vou direcionar esta receita para aqueles que aparecem no meu Estúdio de Treino como "esponjas completamente secas e prontas a acumular toda a água possível".

Várias vezes me perguntam como fazer bolos e outras receitas Xpto , e snacks deliciosos, várias vezes me dizem que não têm jeito nem imaginação para estas receitas que parecem sempre tão elaboradas e com ingredientes que nem sabiam que existia.

Ok, então certo dia perguntei a alguém como se faz um dos bolos mais simples e usuais, o Bolo de iogurte.
É simples, usa-se um iogurte, com o mesmo copo mede-se os outros ingredientes, bate-se tudo e vai ao forno.

Sim, mas e como torna-lo em algo que não nos venha a "envenenar" ?
Simples, vamos alterar e eliminar aqueles "gatilhos" e substituir por algo um pouco mais nutritivo, natural mas saboroso.

Em vez de usar a tradicional farinha de trigo carregada de glúten, usei farinha de arroz biológica que facilmente encontram numa loja de produtos naturais por alguns cêntimos, em vez de açúcar branco ou amarelo, vamos usar açúcar de coco com um sabor ótimo e um IG de 35 o que é baixíssimo. Em vez do tradicional iogurte que pode conter lactose ou ser transportador de alguns antibióticos e hormonas como IGF-1, usei uma bebida de arroz biológico que podem adquirir num supermercado. Usei ovos "normais" e fermento sem glúten que encontram numa loja de produtos dietéticos. Podem claro usar o fermento normal e ovos biológicos sem problema algum.

De seguida o processo é o mesmo, bater tudo, colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido.( juntei uma banana madura para engrossar um pouco mais )
No meu caso para facilitar coloquei tudo na liquidificadora e pronto, muito mais simples.

Contudo quis aumentar o desafio e coloquei decoração neste simples bolo de iogurte sem iogurte. Juntei manteiga de cacau, cacau em pó cru que encontram à venda aqui no Estúdio de Treino, chocolate negro com mais de 70% de cacau, bebida de arroz mas pode ser água, bananas, abacate. A manteiga de cacau e o chocolate negro foram derretidos num tacho e posteriormente colocados juntamente com os outros ingredientes numa liquidificadora até formar uma mousse.
E pronto aqui está uma excelente cobertura, que pode ou não levar mais uma colher de açúcar de coco.

Só vos queria mostrar que se pode comer bem sem ferir o organismo, mesmo com uma receita simples podem chegar a uma iguaria personalizada.
Experimentem, tenho a certeza que atingir a plenitude não deve ser assim tão difícil.
Usem as vossas esponjas, se já tiverem muita água espremam-nas bem e apareçam, tenho muitos baldes de água. Não são para banhos públicos mas tenho alguma certeza de que vai ser igualmente produtivo.
Ps: com o que sobrou da cobertura para o bolo, coloquei em taças que foram ao frigorífico e se tornaram deliciosas mousses sempre com uma pitada de amor.
Têm mais receitas no site www.alvaroanjos.com

INGREDIENTES :
250g de farinha de arroz ( mais ou menos 2 copos de iogurte )
100g de açúcar de coco ou um copo de iogurte
250ml de bebida de arroz ( mais ou menos 2 copos de iogurte )
2 ovos
1 colher de sopa de fermento

INGREDIENTES para a cobertura ( opcional para o bolo )
25g de chocolate negro 75% cacau
8 colheres de sopa de cacau cru BioSamara
50g de manteiga de cacau BioSamara
2 bananas maduras
1 abacate maduro
Bebida de arroz ou água

Sem comentários:

Enviar um comentário